Título: A Verdade é um encontro
Autor: Papa Francisco
Ano de edição ou reimpressão: 2014
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 35 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 568
Peso: 720g
ISBN: 9789896734114
O dia do Papa começa antes das cinco horas da manhã e é nutrido pelas leituras da Missa do dia: é este tempo de oração que o Santo Padre deseja partilhar quotidianamente com os fiéis. Não numa solene celebração em São Pedro, mas numa Missa «doméstica», na capela da residência de Santa Marta.
As homilias do papa Francisco, que se tornaram num dos aspetos mais característicos do seu pontificado, nascem ali, espontaneamente, e constituem o coração pulsante da sua pastoral, mensagens densíssimas que apelam ao coração do Evangelho. No entanto, é preciso ter cuidado para não as ler apenas como um panorama de doçura: contêm palavras fortes, frequentes denúncias e ainda "reparos" muito precisos. Sobretudo, guiam-nos nas lutas de cada dia: o combate contra o «príncipe deste mundo», no confronto da alma com Deus e na difícil relação com o poder.
O seu valor simbólico é tanto maior quanto mais nos transmitem o sentido do anúncio evangélico de uma forma peculiar e inédita: através de imagens significativas e uma linguagem simples, imediata, que possui uma clareza e uma frescura amadurecidas numa vida de contacto constante com as pessoas.
O papa Francisco fala de ternura, de fé e de ideologia, de espírito e de organização, e de muitas outras coisas. Durante um ano, o Papa desenrolou o mapa da sua vida espiritual e do seu empenho sacerdotal, num esforço que transcende a simples «comunicação de uma verdade»: estas páginas são muito mais do que isso. São a felicidade de falar a favor do bem, que consiste em aproximar as pessoas umas das outras. Deus exerce assim o seu poder mediante a palavra humana.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, em 1936, numa família de origem italiana, e licenciou-se em Química.
Com 22 anos, iniciou o seu noviciato na Companhia de Jesus, primeiro no Chile e depois em Buenos Aires, onde, em 1963, terminou o curso de Filosofia.
Em 2013 foi eleito Papa da Igreja Católica e Chefe de Estado do Vaticano com o nome de Francisco I, após a abdicação do Papa Bento XVI.
É o primeiro papa nascido no continente americano, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos e também o primeiro papa jesuíta da História.