Giovanni Grandi é Professor Catedrático de Filosofia Moral no Departamento de Ciências Políticas e Sociais da Universidade de Estudos de Trieste, onde leciona Ética Pública e Conflitos, Justiça e Práticas Reparadoras.
É membro do Conselho Científico do Instituto Internacional Jacques Maritain, do Comité Científico das Semanas Sociais dos Católicos Italianos e do Conselho Científico do Centro de Estudos sobre o Sofrimento Urbano - SOUQ de Milão. Dirige a Escola de Antropologia Aplicada do Instituto Jacques Maritain.
Fundou o anuário de filosofia "Anthropologica" (Ed. Meudon), do qual foi Diretor juntamente com Luca Grion. É membro da Direção da revista "Dialoghi", trimestral da Ação Católica Italiana. É um dos fundadores da iniciativa "Parole O_Stili" para a promoção de estilos de comunicação não violentos online (paroleostili.it).
É autor de numerosos estudos científicos e ensaios de divulgação em antropologia e filosofia moral. Desde 1996, integra o Corpo Nacional de Socorro Alpino e Espeleológico, na Delegação do Friuli-Venezia Giulia.