João Manuel Duque nasceu em 1964, na freguesia de Pinheiros, concelho de Monção. Frequentou os seminários arquidiocesanos de Braga, onde estudou música com Domingos Brandão, Faria Borda, Sousa Marques, Joaquim Mesquita, Manuel Faria, Joaquim dos Santos e Azevedo Oliveira.
Em 1989, deslocou-se para a Alemanha, onde trabalhou, durante quatro anos, como animador pastoral da comunidade portuguesa da diocese de Speyer, com centro em Kaiserslautern, tendo frequentado a pós-graduação em Teologia na Faculdade Jesuíta de Teologia, em Frankfurt, que concluiu com o doutoramento em Teologia Fundamental, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1996. Frequentou aulas particulares de órgão e dirigiu vários coros. Em Frankfurt, fez parte de um coro de câmara e de um coro de gregoriano.
Regressado a Portugal em 1996, leccionando na Faculdade de Teologia (Braga e Porto), na Faculdade de Filosofia (Braga), na Faculdade de Ciências Sociais (Braga), na Escola das Artes (Porto) da Universidade Católica e no Instituto Teológico Compostelano. É director artístico do “Coral Deu-la-Deu” (Monção), do “Coro dos Alunos do Centro Regional de Braga da UCP” e da “Cappella Bracarensis”. Tem realizado alguns trabalhos de composição, sobretudo na área da música coral e em arranjos de música sacra para coro e instrumentos de sopro.