Loading
Ref. 0010060001142
Pe. José Miguel Cardoso
«Talvez a primeira interrogação com que lidar para adentrar-se na aventura deste belíssimo livro nasça da estranheza que o seu título desperta. É verdade que o subtítulo, “Para um decálogo do cristianismo”, vem em nosso socorro, descrevendo a proposta teológica aqui contida como deca-lŏgus, isto é dez palavras do cristianismo. Não tanto no sentido normativo (ainda que a palavra decálogo faça imediatamente pensar na definição bíblica dos preceitos da Lei), mas enquanto léxico portátil ou pequeno dicionário que regista e explica à contemporaneidade dez entradas possíveis na experiência cristã. Claro que a literalidade com a qual José Miguel Cardoso joga, chamando aos dez capítulos da sua obra “decálogo”, estabelece um impactante efeito circular que depois na leitura se adverte, e que a torna intensa, convincente e em tantos momentos comovedora».
+Cardeal José Tolentino de Mendonça
Do seu percurso académico, em 2010 finalizou o Mestrado Integrado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa (Braga) com uma tese intitulada «Caminhar na diferença. A diferença como categoria teológica», e em 2014 finalizou a Licenciatura Canónica em Teologia Pastoral com a tese «Viver na diferença. Uma proposta face à globalização da indiferença».
Em 2020, finalizou a Licenciatura Canónica em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), com a tese «O Ressuscitado na pós-modernidade. Interpretar a morte como lugar teológico» e, em 2022, finalizou o Diploma em Teologia Prática com especialização em Pastoral Familiar, com a tese «Onde está o teu filho? Para uma pedagogia quotidiana diante da crise familiar».
Em 2023, finalizou o Doutoramento em Teologia Dogmática com a tese «Para uma escatologia sapiencial. A herança escatológica de Karl Rahner e Johann Baptist Metz», cuja obra publicamos neste livro.