Loading
Ref. 0010040000486
Categorias: Livros, Psicologia/Pedagogia
Reflexões sobre a velhice. As dificuldades e os valores de uma fase da vida que muitos desprezam ou pretendem esconder.
Com Prefácio do Papa Francisco, segundo o qual “Não devemos ter medo da velhice, não devemos ter medo de abraçar o envelhecimento, porque a vida é a vida e adoçar a realidade é trair a verdade das coisas. Restituir orgulho a um termo demasiadas vezes considerado doentio é um gesto pelo qual devemos estar gratos ao Cardeal Scola. Porque dizer ‘velho’ não significa ‘deitar fora’, como, por vezes, a cultura degradada do descarte nos leva a pensar. Dizer ‘velho’, pelo contrário, significa experiência, sabedoria, discernimento, ponderação, escuta, morosidade… Valores de que temos extrema necessidade!”
Angelo Scola nasceu em Malgrate, na Lombardia (Itália), a 7 de novembro de 1941. Estudou filosofia na Universidade Católica de Milão, tendo-se doutorado com uma tese sobre Filosofia Cristã. Frequentou os seminários de Sarono e Venegono, tendo sido ordenado sacerdote em Teramo, a 18 de julho de 1970. Frequentou a Universidade de Friburgo, onde se doutorou em Teologia e onde foi professor. Lecionou também na Pontifícia Universidade Lateranense e foi consultor da Congregação para a Doutrina da Fé.
O Papa João Paulo II nomeou-o bispo de Grosseto em 1991, tendo sido ordenado bispo a 21 de setembro desse ano. Renunciou ao governo da Diocese para assumir o cargo de Reitor da Pontifícia Universidade Lateranense. Em 2002 foi nomeado Patriarca de Veneza e em 2003 foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II. Em 2011 foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Milão, pelo Papa Bento XVI, à qual presidiu até 2017.