Loading
Ref. 0010080001623
Categorias: Livros, Espiritualidade
Poderíamos não dizer nada de mais profundo do que o que te foi dito nas três questões ou, para empregar a linguagem das Escrituras, nas três tentações que tu repeliste? Se alguma vez houve algum milagre autêntico, fulminante, foi no dia destas três tentações. Só pelo facto destas três questões poderem acontecer, é em si mesmo um milagre.
Mais do que um tratado de demonologia, este livro é um ensaio denso e provocador sobre o verdadeiro combate da fé. Inspirado por uma nota de São João Crisóstomo — «Não temos certamente nenhum gosto em ocupar-vos com o diabo, mas a sua doutrina fornece-me uma oportunidade muito útil» —, o autor convida o leitor a enfrentar a inquietante realidade do pecado mais radical: o pecado do anjo, do espírito que se revolta contra o Espírito. Irremissível por natureza, este pecado lança luz sobre aquilo que, em última instância, ameaça também o coração humano. Meditar sobre ele é, pois, preparar-se para o mais íntimo dos combates — aquele que se trava entre a luz e as trevas, dentro da própria fé. Se ao terminar estas páginas o leitor não sentir uma inquietação aguda, terá talvez perdido a sua essência. Porque, como nos recorda o Evangelho: «Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Pelo contrário, tende medo d’Aquele que pode arruinar a alma e o corpo no inferno» (Mt 10, 28).
Escritor e filósofo, converteu-se ao catolicismo em 1998.
Com obras publicadas no âmbito da dramaturgia e do ensaio filosófico, publica também com regularidade sobre temas cristãos.
Recebeu, entre outros, o 'Grande Prémio da Literatura Católica' (2006).