Loading
Ref. 0010040000489
Categorias: Livros, Psicologia/Pedagogia
«Quem imaginaria que o afeto, em geral, e os sentimentos, em particular, gerados por obra e graça da Inteligência Natural como meio de manter a vida em criaturas relativamente simples, se tornariam, na longa trajetória do tempo, elementos caracterizadores da existência humana, provedores de alegrias e tristezas, de glórias e tragédias, de valores elevados e mesquinhos, nada mais, nada menos do que a mais profunda base da humanidade que habitamos e observamos?
Não haverá dúvida de que aquilo que os seres humanos inventaram especificamente e acrescentaram a este universo, desde a engenharia das coisas e dos modos de comportamento às artes e à filosofia, será notável.
Não obstante, tudo isso empalidece face à dádiva do afeto e, convenhamos, ao que parecem ter sido as ambições da Inteligência Natural.
Não admira, assim, que depois de ter ajudado a fundar mil e um reinos e algumas religiões, a Inteligência Natural e os seus afetos viessem, por fim, a desafiar os seres humanos, e tentar conduzi-los à descoberta das suas próprias origens e poder.
Ainda lá não chegámos, mas, por incrível que seja, graças a esse ímpeto, conseguimos, pelo menos, abordar uma pequena parte do mistério — a criação da Consciência — e resolvê-lo!»
O seu trabalho sobre o papel do afeto na tomada de decisões teve um impacte profundo na neurociência, psicologia e filosofia. É membro da National Academy of Medicine, American Academy of Arts and Sciences e da Bavarian Academy of Sciences. Recebeu a Medalha Freud [2017] e foi distinguido com numerosos prémios, entre os quais o Prémio Grawemeyer [2014] e o Prémio Honda [2010], o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica [2005], e os prémios Nonino [2003], Signoret [2004] e Pessoa [1992].
Descreveu a sua investigação e as suas ideias em diversos livros, entre os quais O Erro de Descartes [1995], O Sentimento de Si [2000], Ao Encontro de Espinosa [2003], O Livro da Consciência [2010] e A Estranha Ordem das Coisas [2017], que estão traduzidos em mais de trinta línguas e são ensinados em universidades de todo o mundo.