Loading
Ref. 0010100000596
As fichas constituem um possível itinerário de formação litúrgica para os fiéis que participam na celebração eucarística do domingo, explicando as palavras, os gestos individuais, os momentos celebrativos à medida que se vão sucedendo. Serão também úteis para aqueles que seguem o caminho da iniciação cristã (por exemplo, as crianças que se preparam para a Primeira Comunhão ou para a Confirmação), mas também para os noivos ou para os adultos que retomam o seu caminho de fé. O itinerário criado pode tornar-se uma oportunidade para educar a todos – pais e filhos – na oração da Igreja, de modo que “cada crente cresça no conhecimento do sentido teológico da liturgia – esta é a questão decisiva e fundante de todo o conhecimento e de toda a prática litúrgica – , bem como no desenvolvimento da celebração cristã, adquirindo a capacidade de compreender os textos eucológicos, os dinamismos rituais e o seu valor antropológico” (Desiderio desideravi, 35).
As fichas propõem um itinerário em profundidade, que parte da liturgia, como sugere Desiderio desideravi, e se realiza de forma mistagógica, como na releitura do momento celebrativo. Assim se conseguirá “uma arte da celebração que esteja ao serviço da verdade do mistério pascal e da participação de todos os baptizados, cada qual com a especificidade da sua vocação” (Desiderio desideravi, 62).
Leciona também na Pontifícia Universidade Gregoriana e é consultor do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice. De 2003 a 2011 foi pároco da Paróquia S. Maria del Carmelo, em Roma. Serviu depois no Vicariato de Roma como diretor do Serviço Litúrgico e desempenhou outras funções para a Diocese até dezembro de 2023.