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Até à Modernidade, existiu a convicção de que os seres humanos podiam formar uma ideia suficientemente precisa e coerente sobre Deus. No entanto, o confronto entre as posições teísta e ateísta acabou por questionar essa ideia, ao ponto de se considerar que era mais uma forma de mascarar o problema, seja pelo excesso de palavras sobre Deus, seja pela impossibilidade de falar d'Ele.
Para a teologia e a fé cristãs das últimas décadas, o perigo latente tem sido o de aceitar acriticamente a impossibilidade de pensar Deus.
Ora, perante esta derrota do pensamento humano, urge propor um discurso sobre Deus que esteja à altura do homem atual e que possa ser debatido com aqueles que não acreditam na sua existência. Para isso, os estudos históricos, exegéticos e sistemáticos que se reúnem no presente volume procuram iluminar esta questão decisiva e servir de base para oferecer uma palavra ajustada sobre Deus a partir da experiência da sua humanidade, a única categoria incontornável sobre a qual se pode construir um pensamento cristão confiável.
Nasceu em Magdeburgo em 1934. Estudou em Naumburgo, Berlim, Zurique e Basileia. Professor de Novo Testamento e teologia sistemática em Berlim de 1961 a 1966. Professor de teologia sistemática em Zurique de 1966 a 1969. Desde então, foi professor de teologia sistemática e filosofia na Universidade de Tubinga. Membro da Igreja Evangélica. Faleceu em Tubinga, a 28 de setembro de 2021.
Obras: Paulus und Jesus. Eine Untersuchung zur Präzisierung der Frage nach dem Ursprung der Christologie, 1986 (6ª ed.); Gottes Sein ist im Werden, 1976 (3ª ed.); Tod, 1993 (5ª ed.); Zur Freiheit eines Christenmenschen. Eine Erinnerung an Luthers Schrift, 1991 (3ª ed.); Entsprechungen: Gott-Wahrheit-Mensch, 1986 (2ª ed.); Barth-Studien, 1982; Dios como misterio del mundo, 1984; Wertlose Wahrheit. Zur Identität und Relevanz des christlichen Glaubens, 1990; Indikative der Gnade - Imperative der Freiheit, 2000.