Título: O papel da literatura na educação
Autor: Papa Francisco
Ano de edição ou reimpressão: 2024
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Dimensões: 115 x 170 x 3 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 40
Peso: 45g
ISBN: 9789896739713
Ler é essencial ao amadurecimento espiritual da pessoa — esta é a mensagem central do novo e inesperado texto do Papa, um justo hino à leitura e um convite oportuno a um envolvimento ativo dos cristãos, e especialmente dos sacerdotes, com o mundo da cultura.
Francisco, que chegou a lecionar a cadeira de Literatura numa instituição jesuíta na Argentina, fala do livro como uma escola da escuta, que ensina a ver o mundo pelos olhos de outros, trabalhando, desse modo, a empatia, condição base da compaixão e da misericórdia. A literatura e, muito particularmente, a poesia têm, defende o Papa, o condão de nos proporcionar vislumbres do Transcendente, orientando o coração para o Autor por excelência: Deus. Por tudo isto, esta carta é um apelo a que o Cristianismo, religião do Livro, seja também uma religião dos livros.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, em 1936, numa família de origem italiana, e licenciou-se em Química.
Com 22 anos, iniciou o seu noviciato na Companhia de Jesus, primeiro no Chile e depois em Buenos Aires, onde, em 1963, terminou o curso de Filosofia.
Em 2013 foi eleito Papa da Igreja Católica e Chefe de Estado do Vaticano com o nome de Francisco I, após a abdicação do Papa Bento XVI.
É o primeiro papa nascido no continente americano, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos e também o primeiro papa jesuíta da História.