Loading
Ref. 0010030006097
Categorias: Livros, História/Biografias
Prepare-se para uma jornada que desafia as perceções comuns da Idade Média. Este livro convida-o a explorar um mundo pouco conhecido e, em geral, mal compreendido, onde as mulheres puderam agir com mais liberdade do que habitualmente se pensa. O autor propõe uma revisão crítica da ideia de dominação clerical e masculina, apresentando uma realidade rica e diversificada, na qual mulheres leigas e religiosas desempenharam papéis fundamentais. A obra investiga em profundidade as experiências religiosas das mulheres na Idade Média, abrangendo desde camponesas a rainhas, de pecadoras a santas, com atenção não apenas à espiritualidade ou à mística, mas também à forma como essas mulheres viveram as suas crenças no quotidiano.
O texto discute os limites entre o secular e o religioso, bem como o papel dos leigos e leigas na Igreja medieval, desafiando conceitos estabelecidos e promovendo uma nova compreensão dos termos “leigo” e “laical”. Para além das estruturas de poder, o livro explora a religião através de visões, aparições e práticas penitenciais, que exerceram um impacto duradouro na Igreja Católica e reformularam a vida religiosa. Investiga ainda de que forma a feminilidade foi central na formulação da própria ideia de Igreja e contribuiu para assegurar um lugar relevante às mulheres — religiosas e leigas — no seio das comunidades eclesiais.
Ao examinar o papel inovador das mulheres que moldaram a experiência religiosa, o livro destaca a sua contribuição teológica e o impacto que exerceram tanto no laicado como no clero. Analisa figuras como abadessas, eremitas e leigas penitentes, sublinhando os modos como essas mulheres conseguiram administrar espaços eclesiais, governar comunidades locais e influenciar a sociedade, desafiando as normas estabelecidas. Este livro é um convite a redescobrir a Idade Média e as mulheres desse período sob a luz da vivência religiosa, através da qual a agência e a criatividade femininas foram reconhecidas e celebradas. A leitura é um apelo ao reconhecimento da complexidade da História e promete transformar a sua compreensão da religião e da sociedade medievais.
É também investigador-bolseiro do CNPq. Publicou, em 2024, o volume Uma história religiosa das cidades medievais pela Editora da UNICAMP.
Atualmente, dedica-se ao estudo dos cristianismos mediterrânicos nos períodos tardo-antigo e medieval, com ênfase na interação entre comunidades eclesiais, centros urbanos e movimentos místicos entre os séculos XI e XV.