Título: As figuras do presépio
Autor: João César das Neves
Ano de edição ou reimpressão: 2014
Editora: Lucerna
Idioma: Português
Dimensões: 146 x 231 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 216
Peso: 250g
ISBN: 9789898516855
«Presépios é algo que nos habituámos a ver em nossas casas e um pouco por toda a parte na época do Natal. Mas esta nossa familiaridade com eles não consegue ocultar o portentoso mistério que sempre trazem consigo. Como quase tudo o que é verdadeiramente importante, a sublimidade está escondida por baixo de uma aparência vulgar. Este livro tenta penetrar esse portentoso mistério, contemplando as trinta figuras que compõem o Presépio […] e que são indispensáveis à sua realidade».
A esperança do Autor é que uma serena reflexão dirigida a cada um desses elementos possa ajudar a aprofundar a admirável realidade que transparece do Presépio, bem como o essencial contexto mais vasto em que ele se insere. E eis que a análise sagaz e pertinente que faz ultrapassa, pela sua riqueza, a realidade concreta do Presépio, abrindo aos nossos olhos toda a verdade e toda a beleza do Natal.

João César das Neves é doutorado em Economia e autor de vários livros e artigos científicos nessa área.
É professor na Universidade Católica Portuguesa e presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da mesma universidade. Foi também conselheiro para os assuntos económicos do ex-primeiro ministro português Aníbal Cavaco Silva e investigador do Banco de Portugal. Os diversos livros e artigos que publicou na área da economia centram-se em domínios como o desenvolvimento económico, a macroeconomia, a ética económica e a história económica e do pensamento económico.
É também colaborador regular do Diário de Notícias e membro de várias organizações católicas.
No âmbito da ficção tem já publicados os seguintes títulos na Principia – Crónicas do Céu(Novembro, 2002), Contos de Natal (Outubro, 2001) e Parábolas sobre Jesus (Março, 2001) e O Primeiro Dia (Setembro 2003). No âmbito do ensaio, a Principia publicou ainda os seus livros O Que É a Economia? (Maio, 2003), A Economia de Deus (Julho, 2001) e O Nobel da Economia (Dezembro, 1998).