Loading
Ref. 0010060001166
«As promessas revelam uma relação de aliança e troca entre o crente e a divindade, como um processo de uma experiência humana do sagrado, uma procura da satisfação das necessidades, através da súplica, com a esperança de obtenção da graça pretendida. Nesta relação acontece «o reconhecimento de uma experiência de alteridade e o estabelecimento de um contrato». (Artur Jorge Gonçalves)
Foi pároco de diversas paróquias da Arquidiocese e professor de Educação Moral Religiosa Católica. É capelão militar no Exército, com a presença em três Missões de Apoio à paz, no Kosovo e, desde 2024, é pároco de Lousado (Vila Nova de Famalicão).
Do seu percurso académico, em 1996 finalizou a Licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa (Braga), com a tese intitulada «As promessas. Leitura Teológico-Pastoral», e em 2019 finalizou a Licenciatura Canónica em Teologia Prática na UCP (Braga), com a tese «As promessas e o sofrimento. Uma leitura Teológico-Pastoral».
Em 2025, finalizou o Doutoramento em Teologia Prática, na UCP (Lisboa), com a tese «As promessas de Deus e as nossas promessas. Um lugar de comunhão e identidade», cuja obra publicamos neste livro.