Título: Um judeu chamado Paulo. O arauto do Messias para os gentios
Autor: Matthew Thiessen
Ano de edição ou reimpressão: 2025
Editora: Temas e Debates
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 296
Peso: 400g
ISBN: 9789896448837
«Paulo nunca deixou de ser judeu, mesmo depois de aderir a Cristo. Nem o judaísmo era uma religião da justificação pelas obras, nem Paulo era contra a Lei ou contra o judaísmo. Este fascinante livro de Matthew Thiessen introduz os leitores a uma nova forma de entender o apóstolo dos gentios que é menos partidária nas suas premissas e mais rigorosa nas suas conclusões.»
Francisco Martins, S.J.
«Escrupuloso na sua equidade para com o judaísmo e bastante útil ao corrigir as nocivas interpretações cristãs que o distorcem, este pequeno livro de leitura agradável e cativante consegue situar Paulo, o apóstolo cristão dos gentios, no seio do judaísmo em que foi formado e que nunca julgou ter abandonado por completo. Tanto cristãos como judeus têm muito a ganhar com esta leitura. Altamente recomendado!»
Jon D. Levenson, Universidade de Harvard
«O apóstolo Paulo talvez dispense apresentações. Poucas pessoas–porventura apenas o próprio Jesus – são tão amplamente conhecidas como o homem de Tarso. A sua forte reputação poderá impedir-nos de o ver com a devida clareza histórica ou teológica. Matthew Thiessen disponibiliza a estudantes e académicos um recurso inestimável: uma introdução acessível, mas inovadora, a um Paulo judeu, o arauto do Messias de Israel para as nações não judaicas.»
Rafael Rodríguez, Universidade Johnson
Matthew Thiessen
Doutorado pela Universidade Duke, é professor associado de Estudos Religiosos na Universidade McMaster, em Hamilton, Ontário. Coordenou diversas obras e é autor de numerosos livros, entre os quais Paul and the Gentile Problem, Jesus and the Forces of Death e Contesting Conversion: Genealogy, Circumcision, and Identity in Ancient Judaism and Christianity, distinguido com o Manfred Lautenschlaeger Award for Theological Promise.