Loading
Ref. 0010090000180
Categorias: Livros, Sagrada Escritura
No entanto, são menos conhecidas as mulheres bíblicas com um perfil tão violento como o dos varões cuja violência foi culturalmente naturalizada. O público conhece mulheres bíblicas convertidas em referentes culturais negativos, muitas vezes injustamente, como Dalila, protótipo de mulher fatal. Mas desconhece muitas outras que povoam, sobretudo, a Bíblia hebraica ou Antigo Testamento.
Este livro dá conta de quase todas as mulheres bíblicas relacionadas com a violência, vítimas e agressoras, do Antigo e do Novo Testamento. Os dados bíblicos redefinem vínculos culturais entre violência e género, põem em relevo a estreita relação entre violência e poder e oferecem nuances sumamente interessantes do ponto de vista religioso, político e antropológico.
Mercedes Navarro Puerto (Jerez, Espanha, 1951) é doutorada em Psicologia e Teologia e licenciada em Ciências Bíblicas. Docente de Antigo Testamento na Universidad Pontificia de Salamanca, e de Psicologia e Religião na Faculdade de Psicologia.
Cofundadora e ex-presidente da Asociación de Teólogas Españolas (ATE), cofundadora da Escuela de Teología Feminista de Andalucía (EFETA) e membro da European Society of Women in Theological Research (ESWTR) e da Asociación Bíblica Española (ABE). Atualmente, é diretora-geral para a área hispânica do projeto editorial "A Bíblia e as Mulheres", editado pela Editorial Verbo Divino.