Loading
Ref. 0010130000019
Categorias: Livros, Direito Canónico
Seguindo sempre as indicações do Papa Francisco: «Vós tendes a missão especifica e importante de manter viva a relação entre a fé e as culturas dos povos a que pertenceis, e fazei-lo através da piedade popular».
As confrarias são capazes de exprimir a força da fé que entra nas culturas e sai delas apresentando expressões de novidade criativa e original. Estou convicto de que o seu contributo será fundamental na medida em que souberem recuperar o forte conceito de tradição. A tradição para nós não significa apenas a referência a uma história de dois mil anos que, no bem e no mal, nos pertence; indica, antes, a participação direta numa transmissão viva da fé que inspira e gera cultura.
Desempenhou a missão de reitor do Santuário do Monte da Virgem, entre 2020 e 2023.
É licenciado em direito canónico pela Universidade Pontifícia de Salamanca.
Participou como conferencista no Forum Pan Europeu de Confrarias e Irmandades, realizado em Mafra, e no V Congresso Eucarístico Nacional. Atualmente, é pároco de Rio Tinto, vigário de Gondomar e juiz do Tribunal eclesiástico do Porto.