Título: Jesus em cinco sentidos
Autor: Antonio Spadaro
Ano de edição ou reimpressão: 2025
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176
Peso: 220g
ISBN: 9789896739959
Sem medo do paradoxo, o Cristianismo afirma com força e alegria que Deus se fez carne. Não espanta, pois, que os Evangelhos sejam textos que apelam constantemente para os sentidos: Jesus deixa-se tocar, Ele sua, chora, grita, suja-se — e anuncia escandalosamente uma salvação que não renega o corpo, antes o assume.
Antonio Spadaro, conhecido jesuíta italiano, particularmente próximo do Papa, propõe neste seu novo livro uma releitura de várias cenas evangélicas, privilegiando o que nelas há de físico, daí extraindo múltiplos tesouros espirituais.
Crítico literário, Spadaro mostra possuir, também ele, dotes no manejo da palavra, o que torna mais envolventes as suas reconstruções cinematográficas (os evangelistas são aqui reimaginados como autênticos realizadores) dos episódios que foca.
Um livro que convida a um olhar atento, encarnado, sobre passos conhecidos, redescobrindo-lhes o sentido profundo que a familiaridade com eles quiçá empoeirou.
É natural de Messina (Itália), onde nasceu em 1966. É padre jesuíta, escritor e teólogo.
Licenciou-se em Filosofia, na Universidade de Messina, em 1988, logo depois de entrar no noviciado da Companhia de Jesus, onde foi ordenado em 1996, e onde professou em 2007.
Além da Filosofia, o seu currículo académico conta também com licenciatura em Teologia Fundamental, mestrado em Comunicação Social e doutoramento em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, tendo completado a sua formação, na Província dos Jesuítas, em Chicago (EUA), entre 2002 e 2003.
Em 1994, começou a escrever para a revista La Civiltà Cattolica, e, em 1998, passou definitivamente a fazer parte do seu quadro editorial. É teórico da literatura e especialista em crítica literária.
E, de 2004 a 2009, foi responsável pela coordenação das atividades culturais da Companhia de Jesus na Itália. Em setembro de 2009, tornou-se reitor da comunidade de Jesuítas da revista La Civiltà Cattolica, cuja direção assumiu, em 6 de setembro de 2011, e cujas diretrizes programáticas mereceram destaque na edição de 1 de outubro desse mesmo ano.
O empenhamento e interesse de Spadaro pelas áreas dos novos meios de comunicação social, leva-o a manter uma bem ativa presença em redes sociais da Internet, através de um sítio pessoal e de dois blogs, sendo um dedicado à ciberteologia e outro dedicado ao escritor americano Flannery O’Connor.