Loading
Ref. 0010030006089
Categorias: Livros, História/Biografias
Através de vários encontros, abordam temas caros a Scorsese: desde a sua infância numa Nova lorque muito diferente daquela que conhecemos agora, até ao seu recente e belíssimo filme Assassinos da Lua das Flores, aprofundando reflexões sobre a fé e a graça que, mais ou menos subtilmente, emergem das suas obras. Entre os frutos do seu diálogo está também o encontro histórico entre o Papa Francisco e Scorsese, e a escrita, por este último, de um guião inicial para um filme dedicado à vida de Jesus, em resposta a um apelo do Papa aos artistas.
Nestas páginas, Spadaro e Scorsese revisitam a carreira do realizador vencedor de um Óscar, os seus pensamentos sobre a fé, os seus medos e inspirações, oferecendo um novo e inédito retrato de uma das principais figuras contemporâneas da sétima arte.
Figura proeminente da era da Nova Hollywood, é considerado um dos maiores e mais significativos realizadores da história do cinema.
Centrais na sua carreira são as suas colaborações com Daniel Day-Lewis, Harvey Keitel, Joe Pesci e, em particular, com Robert De Niro e Leonardo DiCaprio. Entre os numerosos prémios de cinema que recebeu, contam-se o Óscar de Melhor Realizador em 2007 por Os Infiltrados, a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1976 por Taxi Driver, o Leão de Ouro pelo conjunto da sua obra no Festival de Cinema de Veneza em 1995, três BAFTA, quatro Globos de Ouro (incluindo um pelo conjunto da sua obra em 2010) e o Urso de Ouro pelo conjunto da sua obra no Festival de Berlim em 2024.
Licenciou-se em Filosofia, na Universidade de Messina, em 1988, logo depois de entrar no noviciado da Companhia de Jesus, onde foi ordenado em 1996, e onde professou em 2007.
Além da Filosofia, o seu currículo académico conta também com licenciatura em Teologia Fundamental, mestrado em Comunicação Social e doutoramento em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, tendo completado a sua formação, na Província dos Jesuítas, em Chicago (EUA), entre 2002 e 2003.
Em 1994, começou a escrever para a revista La Civiltà Cattolica, e, em 1998, passou definitivamente a fazer parte do seu quadro editorial. É teórico da literatura e especialista em crítica literária.
E, de 2004 a 2009, foi responsável pela coordenação das atividades culturais da Companhia de Jesus na Itália. Em setembro de 2009, tornou-se reitor da comunidade de Jesuítas da revista La Civiltà Cattolica, cuja direção assumiu, em 6 de setembro de 2011, e cujas diretrizes programáticas mereceram destaque na edição de 1 de outubro desse mesmo ano.
O empenhamento e interesse de Spadaro pelas áreas dos novos meios de comunicação social, leva-o a manter uma bem ativa presença em redes sociais da Internet, através de um sítio pessoal e de dois blogs, sendo um dedicado à ciberteologia e outro dedicado ao escritor americano Flannery O’Connor.