Loading
Ref. 0010010001240
Categorias: Livros, Literatura Geral
Em cada página, acende-se uma iluminação que não brilha nas ruas, mas dentro. A alma bracarense: antiga, terna, ousada, é aqui revelada não apenas nas tradições, mas nos lugares que lhes deram forma: capelas escondidas, igrejas seculares,
presépios montados com devoção minuciosa azulejos barrocos, que parecem sussurrar a quem passa: “Shhh... olha bem.
O Natal está aqui.” Cada lugar é um capítulo que não aparece apenas no mapa, mas no coração. O autor, com sensibilidade rara, não descreve Braga, escuta-a. Não fotografa o Natal, traduz-lhe a alma. Aqui, o Natal não se guarda numa caixa: permanece. Da Capela do Pai Natal, antiga devoção a São Nicolau e São Geraldo, ao templo antigo da Nossa Senhora-a-Branca, onde vivem os únicos presépios monumentais e permanentes expostos todo o ano. Da Capela do Menino Jesus, na Ponte, guardiã do maior Menino de roca de Braga; à pequena e quase invisível Capela do Presépio, São Miguel-o-Anjo, deslocada pedra a pedra para sobreviver ao progresso, e onde o presépio vestido à antiga continua a respirar como há dois séculos e meio.
Em 2013 obteve o grau de Mestre em Património e Turismo Cultural na Universidade do Minho, com a dissertação «Festas de S. João em Braga: raízes, história e potencial turístico». Em 2019 concluiu o doutoramento em Estudos Culturais na Univ. do Minho, tendo como tese «Os cerimoniais público (-privados) e as solenidades da Semana Santa de Braga». Pertenceu à Companhia de Jesus entre 2004 e 2011. Nesse período colaborou com o Centro Académico de Braga, Apostolado da Oração, tendo sido docente no Colégio de S. João de Brito. Integrou ainda o projeto pedagógico «Linhas de Força», em conjunto com os 73 colégios da Companhia de Jesus na Península Ibérica. Entre 2011 e 2013 foi assessor do Gabinete de Comunicação Social do Arcebispo Primaz, desempenhando desde 2013 as funções de assessor do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga. Tem-se dedicado, desde 2002, aos Estudos sobre Braga, através da colaboração com diversos órgãos de comunicação social.
Foi autor do blogue de cidadania Braga Maior e fundador e presidente da direção da associação Braga Mais. Entre 2013 e 2019 assumiu a presidência da Associação de Festas de S. João, responsável pela organização do maior evento do Município de Braga. Tem quatro livros publicados e foi responsável pelo comissariado de 12 exposições, além da publicação de dezenas de artigos e comunicações em diversos âmbitos de intervenção.