Loading
Ref. 0010150000195
Na obra agora publicada, estes dois conjuntos integram-se harmoniosamente, constituindo um itinerário orante para o quotidiano da vida cristã. Sem perderem a sonoridade própria do registo áudio para que foram criados, ganham uma força nova, própria da palavra escrita, a que faz inteira justiça o Prefácio de Luís Miguel Cintra, intitulado Oração: “Porque mais do que palavras julgo que a oração é um estado. Um estado de humildade e um estado de alegria”. As orações são ilustradas por João Norton.
Nasceu na ilha da Madeira. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e vive no Vaticano desde 2018, onde é responsável pela Biblioteca Apostólica e pelo Arquivo Secreto do Vaticano. Em 2019, foi elevado a Cardeal pelo Papa Francisco.
Tem publicado a sua poesia na Assírio & Alvim e, desde 2017, a sua obra ensaística na Quetzal. Para José Tolentino Mendonça, «a poesia é a arte de resistir ao seu tempo».
Os seus livros têm sido distinguidos com vários prémios, entre eles o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998), o Prémio Pen Club de Ensaio (2005), o italiano Res Magnae, para obras ensaísticas (2015), o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE (2016), o Grande Prémio APE de Crónica (2016) e, mais recentemente, o prestigiado Prémio Capri-San Michele (2017).