Loading
Ref. 0010060001133
Uma sociedade pós-cristã corre o risco de esquecer os valores que, durante séculos, moldaram o seu estilo de vida e lhe permitiram avançar com êxito através das vicissitudes da história.
Hoje, no entanto, não basta fazer tábua rasa e construir a partir do nada, pois os modelos propostos por ideologias e modas passageiras mal conseguem responder às inquietações profundas dos indivíduos, das famílias, das sociedades culturais e políticas, nem tampouco das comunidades de fé que ajudam a transcender o presente com a esperança de um futuro pleno.
É precisamente neste ponto que a tradição moral revela toda a sua potencialidade. De facto, oferece elementos comprovados ao longo do tempo e que, por isso mesmo, têm servido para proteger o bem comum contra interesses particulares, tantas vezes espúrios, que dividem e separam. Esses elementos constituem valores e leis, virtudes e normas que salvaguardam a liberdade de consciência e promovem a responsabilidade individual.
Um compêndio de moral católica tem, portanto, pleno sentido — ainda mais se conseguir reunir o que há de perene na fé, transformando-se numa proposta de alcance universal. Neste sentido, mais do que impor valores religiosos como norma obrigatória para toda a sociedade, a moral de raiz cristã deseja contribuir para a realização da verdade, do bem, da justiça e da beleza que partilha com a rica família humana.
Nasceu em Leão, no ano de 1941. Realizou os seus estudos de especialização em Roma, onde se licenciou em Filosofia (Universidade de Santo Tomás) e em Teologia (Universidade Gregoriana). Também em Roma, doutorou-se em Teologia Moral na Academia Alfonsiana. Foi catedrático de Teologia Moral na Universidade Pontifícia de Salamanca, tornando-se uma referência da ética cristã em língua espanhola. É sacerdote da diocese de Leão desde 1964.
Entre as suas numerosas publicações, destacam-se: Esperança e moral no Novo Testamento (1975); Buscadores de DeusI-III (1992-1997); Bioética. A fonte da vida (1999); Moral fundamental (2000); Moral da sexualidade (2005); Moral social (2007); Moral religiosa (2012) e As bem-aventuranças, caminhos de felicidade (2015).