Loading
Ref. 0010060001131
ESGOTADO
Entre esses temas, o mais insistente, o mais caro ao autor, diz provavelmente respeito ao que ele chama de necessidade da viagem, essa saída do país dos pais que é exigida a Abraão por Javé no relato bíblico. Cada um caminha para esse encontro com o outro que, ao alterá-lo, lhe revela a fragilidade das suas evidências no movimento da «vida comum» e a partir da consciência aguda de que «Deus continua a ser o estrangeiro para nós».
O estrangeiro é o livro mais pessoal e profundo de Certeau, com o qual oferece aos seus leitores dois dons ao mesmo tempo: o testemunho fiel de um tempo passado e a descoberta da atualidade que a herança cristã continua a ter, embora necessite da construção de uma nova linguagem para poder ser trazida à luz. Publicado pela primeira vez em 1969, este livro constituiu para o seu autor um olhar retrospectivo. Um olhar sobre um mundo — cristão — no qual vivera, mas que estava a desaparecer diante dos seus olhos.
Entre as suas obras traduzidas para castelhano destacam-se: A invenção do quotidiano (1999); História e psicanálise (2003); A fábula mística. Séculos XVI-XVII (2004); A fragilidade de crer(2006); e O lugar do outro: história religiosa e mística (2007).